Uma das portas de entrada do Parque dos Lençóis Maranhenses é o município de Santo Amaro, localizado a 243 km da capital, São Luís-MA.
Este lugar maravilhoso, oferece opções especialmente para quem gosta de aventura e é adepto ao Ecoturismo.
No passeio feito por terra, tudo começa com a saída da capital pela MA- 402, até o município Sangue, a partir daí o trajeto é feito por carros de tração 4x4, tendo em vista, a estrada que, proporciona muita adrenalina, numa viagem de aproximadamente 2 horas e distância de apenas 40km . Encontramos pelo caminho dunas, pequenos mananciais, rios, e uma vegetação bastante diferenciada do restante do Estado, menos asfalto!
Foto 01: Saída de Sangue |
Foto 02: Trecho da viagem para o município de Santo Amaro.
Assim como em Barreirinhas, em Santo Amaro, também podemos usufruir de belíssimas lagoas. A mais conhecida delas se chama, Lagoa da Gaivota. É importante lembrar que, os passeios são oferecidos por pacotes turísticos, ou moradores que possuem carros traçados, próprios para andar nas dunas. Tem-se a opção de caminhar até os Lençóis passando por lagos, rios e muita lama, e sem esquecer do sol escaldante, o resultado vale a pena, no entanto esta opção é aconselhada apenas pra quem realmente tem o espírito aventureiro, pois é extremamente cansativo.
Figura 03: Lagoa da Gaivota
Você que pretende conhecer este paraíso pouco explorado, a cidade ainda rústica, já possuí pequenos hotéis e pousadas familiares, com custos bem acessíveis.
Os melhores meses para conhecer este lugar é de janeiro a julho, graças ao período chuvoso que enchem as lagoas contemplando o que de mais belo a natureza pode oferecer.
O artesanato é vendido pela cooperativa e tem ótimos preços e grande variedade, bolsas, chaveiros, chinelos, etc.
Pode-se fazer também, passeios de barcos pelos rios da região. Lembrem-se de levar roupas leves e claras, protetor solar e água mineral se possível, pois, a água é salobra apesar de tratada. Espero que gostem e tenham interesse em conhecer Santo Amaro.
Próxima Parada Tutóia-MA, aguardem...
Nenhum comentário:
Postar um comentário